terça-feira, 16 de outubro de 2012

Espetadas de Lombinhos de Porco

Pois é, assim que vi a receita do Espetinho do Lombo com Milho Assado no Pratos que Falam, que aconselho a todos uma visita porque vale muito a pena, decidi que era sem dúvida uma receita a experimentar.
A minha tia-mãe, como lhe costumo chamar por ser uma tia quase mãe de todos os primos, costuma fazer imensas vezes este lombinho de porco mas frito, e como as suas fatias são tão finas, ficam sempre super saborosas.

Pois bem, como é coisa que nunca tinha comprado nem experimentado fazer, depois de me deliciar só com as imagens do Pratos que Falam, decidi que este fim-de-semana seria uma boa oportunidade para ir às compras e comprar um Lombinho de Porco fatiado para fazer a tal receita. E assim foi!
Alterei um pouco a receita por não gostar de todos os ingredientes e claro, por ser uma "inventora" nata, nada do que faço é seguido à letra/regra, e na minha cozinha não ia ser excepção!


Espetada de Lombinhos de Porco

Para duas Espetadas de Lombinhos de Porco precisei de:
. 1 Lombinho de porco fatiado
. 1 cebola pequena
½ cougette
. 1 dente de alho
. Sumo de um limão
. Sal, pimenta, paprika e ervas provence

A preparação


Preparação:
1: Tempere as fatias do lombo de porco com sal, pimenta, o dente de alho e paprika e reserve durante cerca de 30 minutos.
2: Descasque a cebola e a courgette. Corte a cebola ao meio, no sentido vertical, de modo a conseguir desmanchar as suas camadas e corte a courgette em fatias.
3: Comece a montar as espetadas, começando com uma fatia de lombo e depois alternar uma camada de cebola, uma de fatia de lombo novamente e uma camada de courgette e assim sucessivamente. Faça de modo a que as espetadas comecem e terminem em fatias de lombo.
4: Espete os espetos por cima e deite as espetadas numa travessa de ir ao forno e tempere com as ervas provence e o sumo de um limão.
5: Leve ao forno a 170ºC, durante cerca de 40 minutos no nível médio do forno, nos últimos 5 minutos subi a travessa para um nível acima do forno para que tostasse bem.
6: Sirva com arroz branco e batata frita.

Espetadas de Lombo de Porco com Batata frita e Arroz branco

PS: Fiz duas espetadas com seis fatias cada uma e uma espetada deu para duas pessoas, por isso, se fizer duas espetadas com seis fatias, como eu, dará para quatro pessoas.

Espero que gostem! Obrigada.

18 comentários:

  1. Belas espetadas ,seria um almoço mais que perfeito.
    O blog do Ricardo é uma perdição.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto, deviam estar deliciosas.
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita !
    Obrigada pela tua visita. Vim conhecer o teu cantinho e voltarei mais vezes, vamos aprender muito uma com a outra.
    Um beijinho e obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita
    É bem verdade o blog do Ricardo é uma autêntica perdição...
    Adorei o teu blog está um MIMO!
    Obrigada pela visita ao meu recanto, volta sempre ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Excelente sugestão Rita!
    Eu gosto. Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ritinha, ainda bem que gostaste... a piada destas coisas é pegar nas ideias de outros e alterar para os ingredientes que gostamos. Ficou lindo.
    E Obrigado pelos elogios ao meu simples cantinho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ricardo, partilhamos as receitas para que outros as possam fazer e lhes dêem um toque pessoal, desde que identifiquem sempre a sua fonte original :)

      Gostei muito da receita. Obrigada eu por partilhares receitas tão deliciosas!
      Beijinhos e bons cozinhados! *

      Eliminar
  7. Excelente ideia essa de "espetar" lombinhos :-) cá em casa somos fãs de lombinho e nunca me lembrei dessa ideia, sempre a aprender é isto o que eu gosto dete intercambio bloguistico :-) obrigado pela visita voltarei. bjs

    ResponderEliminar
  8. Rita que delicia ficou sua refeição, adoro espetinhos, carne suína é muito bem vinda aqui em casa e preparada assim com minhas amadas abobrinhas com certeza ficaram divinais. Adorei. Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de prato eu adoro lombo suíno
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Me deixou com uma água na boca e tanto!!
    As batatinhas pra acompanhamento foram uma ótima pedida!
    Parabéns!

    Bjos!

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita!
    Que prato apetitoso, essas espetadinhas de lombo devem ser uma maravilha!
    Obrigada pela visita simpática:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. ola amor!

    Sem duvida,estava delicioso,uma maneira muito original de fazer e apresentar os lombinhos... muito bom recomendo.

    ResponderEliminar
  13. Ola! venho agradecer-te a visita ao meu blog e fazer uma visitnha ao teu :)
    Gostei muito destas espetadas, devem ser deliciosas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita! gostei muito de conhecer o teu blogue, vou sem dúvida voltar mais vezes! a receita tem muito bom aspecto e também gostei muito dos pratos têm umas ilustrações que adoro :D Beijinhos

    *Mia*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mia,
      Eu adoro este padrão, então tenho o conjunto de loiça e a toalha. É "dos lenços dos namorados".

      Beijinhos *

      Eliminar
  15. Rita, parece mesmo delicioso esse prato. Acho a carne suína umas das mais gostosas.Delícia!beijkas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentários ;) Bons cozinhados!