terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ovos Escalfados em Tomatada

No fim-de-semana os avós vieram da terra e eu sou uma daquelas netas sortudas, que sempre que eles vêm a Lisboa, ganha imensos ingredientes da horta do avô ou dos amigos dele ;)
Esta vinda não foi excepção!
Como é habitual, também desta vez saí de casa dos avós super carregada com Ovos, Tomates, Batatas e Cebolas. Comilona e gulosa como sou, assim que vi a grande quantidade de ovos e de tomates que me trouxeram, na minha cabeça fez-se "plim"e ouvindo o típico conselho da avó e da mãe: "Mas não é para deixares estragar...", Ovos Escalfados em Tomatada pareceu-me a receita perfeita. Não só para matar a minha gulodice e desejo, como para obedecer ao tão sábio conselho!

Tenho de admitir que esta é a única maneira de comer Ovos Escalfados, visto que não gosto de ervilhas!
Então assim foi, no dia seguinte, ao almoço pus o meu plano em prática, como era algo que o meu namorado nunca tinha comido e eu assim que tive a ideia fiquei com água na boca, pus as mãos à obra :)

Para 3 pessoas/refeições de Ovos Escalfados em Tomatada, precisei de:

. 3 Ovos
. 3 Tomates grandes bem maduros
. 1 Cebola
. 1 Dente de alho
. Azeite q.b.
. Ketchup q.b.
. 1 Colher de sopa de açúcar

As várias fases de preparação
Preparação:
1: Comece por fazer um refogado, colocando num tacho o azeite q.b., a cebola e o dente de alho picados e deixe alourar.
2: Numa tigela corte os tomates, depois de bem lavados, em pequenos pedaços. Depois de cortados, eu amassei-os com as mãos para que ficassem bem desfeitos.
3: Quando a cebola estiver bem refogada, junte a polpa de tomate que criou e deixe cozinhar durante cerca de dez minutos, adicione o açúcar e o ketchup para retirar a acidez do tomate, até ficar a seu gosto.
4: Parta os ovos, para uma taça à parte, e adicione um a um ao preparado (evitando que caso algum ovo esteja estragado, estrague todo o preparado já realizado).
5: Deixe em lume brando mais cinco minutos ou até os ovos estarem bem escalfados.
Acompanhe com batata frita ou com outro acompanhamento que preferir.

Ovos Escalfados em Tomatada

Notas:
- A quantidade de açúcar pode variar consoante a acidez dos tomates, o melhor é ir provando até ficar a gosto;
- Pode também usar tomate pelado, se preferir.

Espero que gostem! Obrigada :)

5 comentários:

  1. Adorei! Nunca provei, só comi ainda os ovos escalfados com ervilhas. Mas a ver pelo aspecto não há de tardar muito a experimentar desta forma. LOL E com batatas fritas, ainda melhor.
    Beijinhoo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar querida. Ficam mesmo muito bons ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Eu também adorei e digo já, com conhecimento de causa, que estavam maravilhosos. Aconselho vivamente a experimentarem a receita, tanto com batata frita como com massa, fica delicioso! <3

    De Rodrigo para a mulher e cozinheira da minha vida <3

    ResponderEliminar
  3. Adoro ovos escalfados e esses tem um tão bem bom!!
    bj

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentários ;) Bons cozinhados!